Parceiros e resenhas

Aqui você conhece os parceiros para divulgação do livro Antes de Casar. Cada uma dessas pessoas foi escolhida por suas resenhas bem feitas, fotos criativas e pelo esmero com que cuida de seu canal e de seus leitores. Tenho por elas admiração e carinho, e as considero parte importantíssima de minha caminhada para o mundo da literatura.


Maria Simone
Rio de Janeiro/RJ
@crescendoemflor

Maria_Simone_CrescendoEmFlor

A Sih mantém o Crescendo em Flor em várias mídias. Em seu canal do Youtube, faz vídeos sobre suas leituras, e também fala de suas experiências literárias no blog e no Instagram. Ela estava tão curiosa para conhecer Antes de Casar que o livro até passou na frente de outras leituras.

“A história é incrível, a trama do livro é maravilhosa! Todos os personagens foram muito bem construídos. […] A Catarina é extremamente carismática e cativante, uma mulher bem gente como a gente. É independente e bem-humorada, bem divertida. Ela tem esse contraste que achei super legal porque ao mesmo tempo que é muito baladeira, gosta de dançar e beber, ela também é uma nerd de carteirinha, viciada em séries e livros. Antes de Casar é super bem escrito, a escrita da Bárbara é fluida e leve, o leitor realmente mergulha na trama, uma vez que a gente começa a ler, só vai querer parar quando terminar. Recomendo demais esse livro!”

Assista ao vídeo:


Bruna Fátima
São José dos Pinhais/PR
@naoemprestolivros

Bruna_Fatima_NaoEmprestoLivros

A Bru é psicóloga e bookaholic. Ela atua no Instagram, e a resenha que fez de Antes de Casar é de uma sensibilidade tocante, digna de quem riu, chorou e se emocionou muito com a história de Catarina.

“Antes de Casar foi um leitura muito intensa. Me diverti muito com as trapalhadas de Cat, ri horrores – até barriga doer. Me emocionei, chorei e foi impossível não me envolver intimamente com a história, principalmente com os medos e os momento de apatia e letargia quanto aos sentimentos, foi uma luz e pensei ‘é normal não sentir’. Não importa de onde veio a inspiração para esse livro, tudo o que tem nele é de uma sensibilidade tão grande e de uma riqueza de sentimentos, que é impossível não ter sido a história de alguém, podia ter sido a minha, ou até a sua. Incrível!”

Leia a resenha completa


Daniela Colaci
Juiz de Fora/MG
@resenhasdealgodao

Daniela_Colaci_ResenhasDeAlgodao

Antes de Casar foi a primeira parceria da Dani, que mantém um Instagram de sucesso, com excelentes dicas de leituras, conteúdo divertido e interativo. Ela amou Antes de Casar e fez vários posts lindos com o livro.

“A escrita da Bárbara é uma delícia e os personagens são ótimos! Com muitas referências nerds, o bom-humor é a chave desse livro. Antes de Casar é uma história tão próxima da realidade que é impossível não se identificar com alguns acontecimentos e isso faz com que a leitura seja tão bacana! A Bárbara já estreou no mundo da literatura arrasando e eu já estou torcendo para que ela publique o seu segundo livro logo! Eu super indico!”

Leia a resenha completa


Christiane Akie
Campo Grande/MS
@chrisakie

Chris_Akie

A Chris compartilha em seu Instagram leituras maravilhosas, repletas de flores, funkos e lanchinhos. Antes de Casar a acompanhou em uma viagem ao Japão, e de acordo com ela, foi uma ótima experiência. 😉

“A Cat é uma personagem carismática, louca, independente e que muitas podem se identificar. Em relação a sexualidade achei ela tão bem resolvida, fiquei admirada demais. História sobre autodescobrimento, como ela aos poucos se acostumou a sentir-se bem consigo mesma e assim até dar chance a outros amores. Chick lit nacional maravilhoso que tenho certeza que você vai adorar!”

Leia a resenha completa


Roberto Faria
Manhumirim/MG
@umgarotoeumlivro

Roberto_Faria_UmGarotoEumLivro

O Beto tem um trabalho maravilhoso no Instagram, é um leitor crítico e sensível, e dedicou-se com todo o carinho à Antes de Casar. Ele ama ler, tomar um bom café e fotografar, o que a gente percebe pelas fotos lindíssimas no ig dele.

A construção dos personagens foi sem dúvidas incrível. Cat em especial, foge dos padrões que estamos acostumado a ver constantemente. A história se passa dos 23 aos 28 anos de Catarina, e durante esse tempo vemos o quanto a personagem amadurece, cresce e aprende com a vida. […] Antes de Casar é uma obra incrível, divertidíssima e a escrita da Bárbara é maravilhosa. Além das inúmeras risadas que Cat nos proporciona, ela também mostra que nossa felicidade depende apenas de nós mesmos e de ninguém mais. Super recomendo a leitura, vale a pena investir!”

Leia a resenha completa


Camila Nunes
São José dos Pinhais/PR
@focanaresenha

Camila_Nunes_FocaNaResenha

A Camila fala de suas leituras no Instagram, onde ela posta fotos e resenhas maravilhosas, que incluem participações especiais de seus fofos filhos pequenos.

“Catarina é uma menina osso duro de roer. Viu seu mundo desabar e todos os seus planos irem por água abaixo, porém não se deixou abalar. Se levantou e foi em frente e, acabou se redescobrindo e junto descobriu também que o amor não é algo para nos diminuir, nos mudar e nos apagar, mas sim para agregar. Essa leitura foi inesquecível.”

Leia a resenha completa


Diego França
Salvador/BA
@vidaeletras

Diego_Franca_VidaEletras

O Di é estudante de Letras. Ele comanda o blog Vida e Letras e o Instagram onde compartilha algumas de suas paixões – livros, plantinhas e artigos maravilindos de decoração.

“Antes de casar é um livro que traz possibilidades diversas de problematizar assuntos como relacionamento abusivo, machismo, homossexualidade, entre outros. Uma leitura que vai acrescentar muito ao leitor e diverti-lo também, com muita música e referências a grandes histórias contemporâneas. Um nacional para ninguém colocar defeito.”

Leia a resenha completa


Caroline Couto
Itatiba/SP
@cahcoutoo

Caroline_Couto_CahCoutoo

A Cah produz conteúdo no blog Leitora Dramática e no Instagram. Ela lê romances para escapar um pouquinho da realidade, e achava que conhecia uma pessoa azarada para homens, até conhecer a Catarina, do Antes de Casar (hahaha).

“Antes de Casar é uma história divertida do começo ao fim, quando junta Catarina com os amigos, meu Deus! Loucura e muitas risadas na certa. Você vai lendo e quando percebe, Puff! Já foi metade do livro. Eu amei a escrita, poder acompanhar o crescimento da personagem, as amizades, a família. Recomendo o livro para todos que querem uma dose de alegria e uma leitura divertida.”

Leia a resenha completa


Laís Tomás
Praia Grande/SP
@_maniadelivro

Lais_Tomas_ManiaDeLivro

A Laís, que atua no Instagram, foi outra que riu bastante lendo Antes de Casar. Mas não ficou só nas risadas, ela também se conectou à Catarina e tirou de sua histórias algumas boas lições.

“Cat é, para mim, a representação da mulher moderna: independente e forte, mas também quer ser amada e protegida. O livro trata-se da procura pela sua essência, pois Cat estava determinada a ser dona do próprio destino. A autora fala sobre alguns tabus da nossa sociedade, como o sexo casual e o ‘lugar’ da mulher. Eu acredito que muitas mulheres irão se identificar com a Cat e encontrar nela uma inspiração.”

Leia a resenha completa


Pollyana Almeida
Conselheiro Lafaiete/MG
@estantedapolly

Pollyana_Almeida_EstanteDaPolly

A Polly é uma bookalolic que compartilha suas opiniões literárias no Instagram. Uma das coisas que ela mais gostou em Antes de Casar foram as referências do universo geek e literário, que fizeram com que ela se sentisse mais próxima da protagonista.

“Antes de Casar é uma leitura super gostosa, fluida e engraçada, mas sobretudo é um livro que trata de descobertas, de autoconhecimento, de se aceitar e se amar. A evolução e amadurecimento da personagem principal é visível e me agradou muito, todos os perrengues passados por ela durante a leitura só acrescentaram em sua história e a moldaram. Antes de Casar é engraçado e espirituoso, cheio de lições e muito, muito gostoso de se acompanhar.”

Leia a resenha completa


Jennifer Leoncio
São Bernardo do Campo/SP
@jencleoncio.reads

Jen_Leoncio_JenReads

A Jen ama xícaras e porcelanas vintage, e o quarto dela parece ser um mundo mágico de chá, flores e livros. Ela compartilha tudo isso em seu Instagram, onde falou muitíssimo bem de Antes de Casar.

“Entre as páginas da obra somos conduzidos às aventuras hilariantes de Cat. Ressalto que ela possui umas das mais belas amizades femininas que já presenciei na literatura. […] A obra é divertidíssima. Ademais, mostra que além de amar, devemos fazer de nossas escolhas felizes e não depositar nossas felicidades sobre a outra pessoa; e que uma pessoa não nos completa, pois somos de fatos completos, e sim, ela nos acrescenta.”

Leia a resenha completa


Thalia Rodrigues
Franco da Rocha/SP
@proximocapitulo

Thalia_Rodrigues

A Thalia fala sobre livros no Instagram. Ela se identificou bastante com Catarina, e assim como várias leitoras, morreu de vontade de ter um grupo de amigos como o de Cat.

“Foi imensamente prazeroso acompanhar o crescimento de Cat, ver ela se redescobrindo, […] ela é uma personagem sensacional, forte, independente e determinada, faz o que dá na telha sem se importar com ‘o lugar da mulher na sociedade’. Fora que ela é muito bem resolvida e super engraçada, as gargalhadas são garantidas. A escrita da Bárbara é agradavelmente leve, muito bem-humorada e cheia de referências ao universo nerd. Ela acertou em cheio!”

Leia a resenha completa


Ana Carolina Lima
Belém/PA
@pausaparaumcapitulo

Ana_Carolina_Pausa

A Ana é blogueira no Pausa para um Capítulo, está no Instagram, no Youtube e em outras mídias, e fala de livros, séries, filmes, temas geeks e tecnologia. Ela não só adorou Antes de Casar, como escolheu a autora como uma de suas autoras nacionais favoritas! Que honra, viu? ❤

“Uma coisa é certa, esteja preparado(a) para se divertir! As aventuras da Cat com os amigos, tanto as meninas quanto os caras do paintball é algo maravilhoso de se ler. Ela tem todo o seu lado menininha quando sai com as amigas, mas gente o que é ela com os caras, Catarina realmente se solta, seu lado Geek vem a tona. Ela é imbatível! Uma coisa que tanto a Bárbara quanto a Cat vão te ensinar é que você não precisa de ninguém para ser feliz.”

Leia a resenha completa

Assista ao vídeo:


Maria Clara Soares
Nova Iguaçu/RJ
@_secretsebooks

Maria_Clara_SecretseBooks

Maria Clara atua no Instagram e no Tumblr. Durante a leitura de Antes de Casar, ela riu, se emocionou e rolou até choro, tadinha! Mas tudo acabou bem, mesmo que o ship dela não tenha rolado.

“Foi bastante divertido ler ‘Antes de casar’. Ri com várias situações e me senti dentro das partidas de paintball e as conversas entre amigas.”

Leia a resenha completa


Karoline Macêdo
Missão Velha/CE
@karolinebooks

Karoline_Macedo_KarolineBooks

A Karol utiliza o Instagram para falar de literatura, e é daquelas leitoras que não costuma se expressar muito fisicamente quando lê. Mesmo assim, ela riu bastante com Antes de Casar, então a gente considera a missão cumprida! 😉

“Se você é do tipo que julga livros pela capa, certamente irá olhar e dizer: ‘Mais um chick-lit clichê que termina igualzinho aos outros’. E eu te digo: você está equivocado(a). Sim, Antes de Casar faz bem a linha chick lit, mas não tem nada de clichê, muito pelo contrário. […] Esse livro me arrancou boas risadas. Não há como não amar e se identificar, a personagem é uma figura. Uma história cheia de diversão e sentimentos puros. Uma escrita cativante e cheia de entusiasmo. Há tempos não me divertia tanto com uma leitura!”

Leia a resenha completa


Aline Nascimento
Sumaré/SP
@divagandopalavras

Aline_Nascimento_DivagandoPalavras

A Aline compartilha seu amor por leitura no blog Divagando Palavras e no Instagram.

Divagando Palavras (6) - 16.8.17

“Antes de casar é um livro leve, divertido, cheio de referências nerds e capixabas, e que acima de tudo mostra uma menina em busca do autoconhecimento. Com certeza fica minha indicação para uma literatura nacional, regional e cheia de boas risadas.”

Leia a resenha completa

 

 


Camila Mondaini
Rio de Janeiro/RJ
@leiturizar

Camila_Mondaini_Leiturizar

A Camila é dona do blog Leiturize-se, e também compartilha suas leituras no Instagram. Ela se identificou bastante com Antes de Casar e adorou a edição do livro, feita com carinho para encantar o leitor.

“É impossível não se envolver com a personagem justamente porque ela enfrenta situações que muitas de nós, mulheres, já enfrentamos e não soubemos lidar, seja por falta de estrutura emocional ou por falta de direção, fato que ela aprendeu depois de dar muito soco em ponta de faca. […] Recomendo a obra a todas as pessoas que já tiveram um coração partido e aquelas também que nunca tiveram, mas que gostam de dar boas risadas, pois com certeza esse livro vai trazer o bom humor de volta à sua vida.”

Leia a resenha completa


Carol Oliveira
Brasília/DF
@leituraterapia

Carol_Oliveira_leituraterapia

A Carol usa o Instagram como canal literário. Tem um estilo clean e criativo, como foco na capa dos livros. Em seu IG, a gente encontra resenhas bem feitas e muito carinho de seus seguidores. Além de fotos lindas, a Carol fez comentários superpositivos de Antes de Casar e nos encheu de orgulho ao escolhê-lo como a leitura favorita do mês!

“Eu amei, amei e amei. Livro leve, divertido. Muito obrigada, Ba. Pela confiança e pelas palavras, além do mais você é uma fofa e seu livro virou um dos meus favoritos. Já quero um próximo livro. Apenas recomendo que leiam e se divirtam com essa história. O livro foi publicado de forma independente, e tenho que dizer que estou virando fã dos nossos autores nacionais. Só livro bom.”

Leia a resenha completa


Ingrid Barboza
Franca/SP
@literaturizando

Ingrid_Barboza_literaturizando

A Ingrid é estudante de psicologia, o que a proporciona uma maneira interessante de avaliar os livros. Ela compartilha sua paixão pela literatura em seu canal no Instagram. Lá você encontra ótimas resenhas, fotos criativas, muita dedicação e simpatia. Sobre Antes de Casar, ela só teve elogios e todo o carinho.


“O melhor chick lit nacional que já li! Um livro leve, engraçado e espirituoso. A narrativa pode ser, em sua maior parte, sobre uma tragédia pessoal, porém a maneira absolutamente inteligente em que é feita e com grande poder de persuasão, nos aplica grandes e sábios ensinamentos, além de arrancar altas e sinceras risadas. O que é falado aqui é sobre ser inteiro, se bastar, ser feliz por conta própria pra posteriormente pensar em ser feliz com alguém ou ser a felicidade de uma outra pessoa.
[…] Não haveria forma melhor de conhecer a autora Bárbara Machado. Amei. Super recomendo.”

Leia a resenha completa


Louise de Oliveira
Rio de Janeiro/RJ
@milkshakedepalavrasdalu

Louise_de_Oliveira_Milk

A Louise dedica-se à literatura em diversas plataformas: blog, Instagram, Facebook, Youtube e Twitter. Foi uma das primeiras pessoas a se interessar por Antes de Casar, antes mesmo que ficasse um pouco mais conhecido entre os canais literários. Tudo o que ela fez foi com todo o carinho para contribuir com a divulgação do livro.

“Antes de Casar é um romance bem carismático, desde as primeiras cenas, e sem pretensões muito dramáticas. A história de Catarina se passa na cidade brasileira do Espírito Santo, Vitória, o que nos traz a essência capixaba, em palavras e locais descritos pelos personagens. Amei o livro! Adorei conhecer Catarina e rir com as cenas divertidas.”

Leia a resenha completa


Ana Paula Andrade
Guarulhos/SP
@cafelivroseamor_

Ana_Paula_Andrade_cafelivroseamor

A Aninha fez a resenha de Antes de Casar em seu canal no Instagram, onde ela compartilha, junto a fotos delicadas, várias dicas de leitura, tags, entre outros conteúdos literários superbacanas.

“Se Catarina se humilhou? Vixe! Se ela chorou? Minha nossa! Se ela sofreu? Daquele jeito que nós mulheres sabemos. Mas como tudo nessa vida, uma hora passa. […] Esse livro fala de sermos nós mesmos, de não mudarmos pra agradar ninguém. Fala da importância da amizade e do nosso amor próprio. Uma história envolvente e divertida, que lhe renderá boas risadas. Mais uma obra que vem comprovar a excelente qualidade dos autores nacionais!”

Leia a resenha completa


Karoline Kaufmann
Santa Rosa/RS
@livroemflores

Karoline_Kaufmann_livroemflores

A Karol é estudante de biologia e publicidade, e além do blog, ela usa seu Instagram como plataforma para unir duas de suas coisas favoritas: os livros e as flores. Com fotos lindas e coloridas e um conteúdo caprichado, a Ka está sempre cheia de novidades.

“É impossível não se envolver e se divertir com as aventuras de Cat, além de torcer por ela e um final feliz. Eu, particularmente, adorei o vocabulário com gírias e piadinhas relacionados a publicidade, já que curso essa área e não precisei ler as notas do rodapé hahaha! Enfim, a autora Bárbara nos traz muitas mensagens e ensinamentos, principalmente em relação a amar e sermos nós mesmos, independente da pessoa que escolhermos estar ao nosso lado. Uma ótima leitura, super recomendo!”

Leia a resenha completa


Laise Caroline
Macapá/AP
@mundosublinhado

Laise_Caroline_mundosublinhado

A Laise é criadora do blog Mundo Sublinhado, o primeiro blog literário do Amapá! Com carinho e dedicação, ela compartilha literatura também em seu canal do Instagram e em outras mídias.

“Ri muito com a história da Catarina, ela é hilária e como a maioria das mulheres sofreu uma desilusão amorosa que tirou o seu sorriso por algum tempo, mas como diria John Green, “a dor precisa ser sentida” e após passar esse período, ela consegue se enxergar como ser independente e após uma jornada de autoconhecimento, várias decepções e boas surpresas da vida regadas a muita cerveja, se reencontrou. […] A Cat e as amigas dela são um tanto DOIDAS, mas é engraçado ver o quanto elas se divertem, defendem seu estilo de vida e o quanto se apoiam. É um livro para você se divertir.”

Leia a resenha completa


Tamires Marins
Rio de Janeiro/RJ
@tami_marins

Tamires_Marins_Meu_Epilogo

A Tami é criadora do blog Meu Epílogo, um espaço feito com toda a dedicação e carinho, cheio de ótimas resenhas, as fotos mais lindas e atenção a cada seguidor. Ela também compartilha suas leituras no Instagram.

“Que. Livro. Gostoso. Antes de Casar foi uma grata surpresa. Eu esperava me divertir, mas não pensava que iria me divertir tanto! Catarina não é uma personagem, é um acontecimento! […] E além de ser divertido, o livro traz uma mensagem muito importante: nossa felicidade não deve nunca depender de ninguém, apenas de nós mesmas. A escrita da Bárbara é ótima, super fluida. Só sei que terminei a leitura querendo sentar em um barzinho na Rua da Lama, com todos aqueles personagens divertidíssimos, para tomar uma cerveja e comer uma rodada de kieber enquanto jogamos Poser até o sol raiar!”

Leia a resenha completa


Guilherme Torres
Teresina/PI
@resenhas.forever

Guilherme_Torres_ResenhasForever

O Gui estreou como o primeiro parceiro da ala masculina e fala de Antes de Casar em seu canal no Instagram. O Resenhas Forever é um ig objetivo, que apresenta as capas dos livros, sinopse e resenha, e em intervalos, discussões literárias.

“Vamos começar elogiando todas as referências espalhadas por toda a obra e a MAGNÍFICA edição do livro: tanto os detalhes contidos nas páginas, quanto a capa (que é cheia de mensagens subliminares). O livro é simplesmente EXCELENTE, e tem uma narrativa bastante acessível a qualquer tipo de leitor! Cada aventura de Catarina é incrivelmente real, como se a própria autora estivesse vivido tudo aquilo! Lhe garanto, a cada página você vai se encantar mais com essa história/autora!”

Leia a resenha completa


Mariana Gabriel
Fortaleza/CE
@apenasumaleitura

Mariana_Gabriel_apenasumaleitura

A Mari cursa Letras e tem uma grande paixão pelo mercado editorial. Ela atua na comunidade literária com um blog todo caprichado, cheio de dicas bacanas não só sobre livros, mas séries e filmes, e um canal no Instagram.

“Que livro gostoso de ser lido! A Bárbara caprichou em uma narrativa fluída, divertida, carismática, nada muito dramático. A Catarina é totalmente diferente das mocinhas que encontramos em outros livros. Os personagens secundários são carismáticos e divertidos. Achei muito interessante a maneira como a Bárbara trabalhou a personalidade de cada um, deixando-os mais reais possíveis, vivendo situações do cotidiano de jovens normais. Sou suspeita para falar sobre a capa do livro, pois a amo! Durante a leitura, não me deparei com nenhum erro de revisão, e a diagramação é confortável para a leitura. Ou seja, edição maravilhosa!”

Leia a resenha completa